quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Usina de Belo Monte

Estamos realmente tristes com a história de que será construída uma nova usina hidrelétrica, chamada Usina de Belo Monte, no Rio Xingu, no Estado Brasileiro do Pará. Sua inauguração está prevista para 2015. Mais água represada. Mais ecossistemas destruídos. Mais prejuízos e danos para o meio ambiente. Infelizmente, lamentável... Acho que já não bastam os problemas ambientais que temos de sobra por aí.


Vista artificial da Usina de Belo Monte

O movimento contrário à obra, encabeçado por ambientalistas e acadêmicos, defende que a construção da hidrelétrica irá provocar a alteração do regime de escoamento do rio, com redução do fluxo de água, afetando a flora e fauna locais e introduzindo diversos impactos socioeconômicos. Um estudo formado por 40 especialistas e 230 páginas defende que a usina não é viável dos pontos de vista social e ambiental.

Além disso, o transporte do Rio Bacajá (um dos afluentes do Xingu) será interrompido. Atualmente, este é o único meio de transporte para comunidades ribeirinhas e indígenas chegarem até Altamira, onde encontram médicos, dentistas e fazem seus negócios, como a venda de peixes e castanhas.

A alteração da vazão do rio, segundo os especialistas, altera todo o ciclo ecológico da região afetada que está condicionado ao regime de secas e cheias. A obra irá gerar regimes hidrológicos distintos para o rio.

O quê???
Não sabe o que é uma Usina Hidrelétrica??
Eis aqui algumas explicações:

...Afinal, o que é?
- É um complexo arquitetônico, um conjunto de obras e de equipamentos, que tem por finalidade produzir energia elétrica através do aproveitamento do potencial hidráulico existente em um rio.

...Atualmente, qual a maior Hidrelétrica do Mundo?
- É a Usina de Itaipu, localizada no estado do Paraná.

...Quais seus impactos para o meio ambiente?
- Felizmente, não gera poluição nem danos à atmosfera. Mas causa grande prejuízo à natureza, pois, ao represar a água dos rios, altera o ecossistema natural daquele lugar, inundando grandes áreas próximas e obrigando moradores e animais daquela região se retirarem.

Aos Internautas que gostariam de saber um pouco mais sobre a construção desta nova Usina, recomendo o link http://www.youtube.com/watch?v=xnitmB22JtQ&feature=related ...
Foi um prazer escrever este artigo. Obrigada à Professora Grazyelli Costa pela excelente ideia! Grande abraço e um beijo :D

3 comentários:

  1. Olha só... a flora e a fauna vão ser afetadas, como aconteceu na construção de Itaipu. Mas, infelizmente, os brasileiros precisam dessa obra para gerar energia elétrica e não passarmos por mais "apagões".
    Sem a energia elétrica voltamos à idade da pedra.
    Existem outras formas de obter a eletricidade, mas os custos x benefícios não compensam.

    ResponderExcluir
  2. Achei muito legal este blog. Fala e ensina coisas sérias como a Hidrelétrica, coisas engraçadas quando fala do pato assassino (ai, ainda não fiz o suco de abóbora)e meigas como o desenho de Jesus. Vocês devem ser pessoas muito especiais Soraya e Marina. Beijos.

    ResponderExcluir